Dicas

 

Características da Madeira

Características da Madeira - Madeireira Bonanza

 

Madeira de Reflorestamento

 

Eucalipto

Eucalipto - Madeireira Bonanza

O eucalipto é uma árvore como qualquer outra na natureza. Mas uma árvore muito especial, que tanto produz madeiras para atender as necessidades do homem, como ajuda a preservar as florestas nativas.

É uma planta originária da Austrália, onde existem mais de 600 espécies. A partir do início deste século, o eucalipto teve seu plantio intensificado no Brasil, sendo usado durante algum tempo nas ferrovias, como dormentes e lenha para as maria-fumaças e mais tarde como poste para eletrificação das linhas.

No final dos anos 20, as siderúrgicas mineiras começaram a aproveitar a madeira do eucalipto, tranformando-o em carvão vegetal utilizado no processo de fabricação de ferro-gusa. A partir daí, novas aplicações foram desenvolvidas. Hoje se encontra muito disseminado, desde o nível do mar até 2.000 metros de altitude, em solos extremamente pobres, em solos ricos, secos e alagados.

Atualmente, do eucalipto, tudo se aproveita. Das folhas, extraem-se óleos essenciais empregados em produtos de limpeza e alimentícios, em perfumes e até em remédios.

Aplicação

Para postes, mourões, dormentes, vigamentos e estacas: espécies com cerne duro (para resistir ao tempo), (citriodora, robusta e globulus)

Para serrarias: espécies de madeira firme, em que não ocorram rachaduras (dunnii, viminalis e grandis.)

 

Eucalipto Tratado

O tratamento da madeira é realizado através de um processo conhecido como autoclave. Nessa máquina de formato cilíndrico, as madeiras são submetidas a um processo de vácuo-pressurização para sua conservação, garantindo uma durabilidade sem precedentes.

O produto usado na Autoclave para a preservação da madeira é o CCA (Arseniato de Cobre Cromatado). Esse composto químico protege a madeira

contra insetos (cupins, brocas…), fungos e umidade e tem a característica de após a secagem ficar totalmente insolúvel, tornando a madeira tratada não tóxica.

 

Pinus

Pinus - Madeireira Bonanza

O Pinus Elliotti, uma espécie exótica originária dos Estados Unidos é uma árvore que pode atingir 30 metros de altura. Sua casca sulcada e acinzentada quando jovem, torna-se marrom avermelhada na idade adulta.

No Brasil, os primeiros plantios realizaram-se em 1959. A planta tem baixa exigência nutricional o que permite seu plantio em ambientes com condições adversas, como regiões áridas, de extremo frio, topos de montanhas e solos com baixa fertilidade. Espécie de rápido crescimento, com oito anos já está em ponto de corte, possibilitando uma grande produção de madeira em curto espaço de tempo. Dela nada se perde: além da resina, que pode ser coletada durante dez anos.

Aplicação

O tronco fornece madeira maciça para vigas, caibros, móveis e aglomerados, e celulose para a fabricação de papel.